Você está aqui: Página Inicial > Publicacoes > Notícias NAPNE > Seminário: "A Organização da escola e o aluno surdo"

Seminário: "A Organização da escola e o aluno surdo"

por publicado: 26/08/2017 00h00 última modificação: 01/09/2017 14h12
Exibir carrossel de imagens Seminário: A organização da escola e aluno surdo

Seminário: A organização da escola e aluno surdo

Aconteceu no dia 26 de agosto de 2017 o Seminário: "A Organização da escola e o estudante surdo". O objetivo do evento foi proporcionar a todos os integrantes da comunidade escolar: como professores, diretores, profissionais do quadro técnico e estudantes, a oportunidade de compreender e refletir sobre os aspectos relacionados à educação dos surdos dentro da escola.

O IFTO – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins – Campus Gurupi em parceria com a ADESGUAssociação de Apoio e defesa dos diretos dos surdos de Gurupi e a DREDiretoria Regional de Ensino, levaram relatos da perspectiva do gestor, do diretor, do intérprete de Libras da escola regular e da pessoa surda, além da palestra sobre a organização da escola como forma de atar todos os pontos.

As instituições federais de ensino, como o IFTO - Campus Gurupi, vem se adequando para receber os estudantes surdos, com ações como a contratação de intérprete de Libras, a formação continuada de professores, o ensino de Libras para a comunidade interna e, por meio de ações de extensão, para a comunidade externa, além do ensino de Libras como disciplina nos seus cursos superiores de Licenciatura e bacharelado. Mas já foi possível perceber que ainda é pouco expressivo o número de estudantes que conseguem chegar ao ensino público federal no estado do Tocantins. É importante pensarmos não só no acesso, mas na permanência e no êxito dos nossos estudantes. Dessa forma, momentos como o do seminário são de grande relevância para se repensar as instituições de educação para o melhor atendimento aos nossos estudantes surdos.

registrado em: