Você está aqui: Página Inicial > Publicacoes > Notícias NAPNE > Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais

Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais

por Milene Queta publicado: 24/04/2017 00h00 última modificação: 08/05/2017 21h57

Por Milene Queta

A Libras foi reconhecida como a segunda língua oficial do Brasil pela lei Nº 10.436, de 24 de abril de 2002, ela reconhece como meio legal de comunicação e expressão a Língua Brasileira de Sinais - Libras e outros recursos de expressão a ela associados, é uma língua de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constituem um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil.

O site do IFTO Campus Gurupi dispõe de aplicativo para traduzir conteúdos digitais (texto, áudio e vídeo) para a Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, tornando computadores, dispositivos móveis e plataformas Web acessíveis para pessoas surdas. Este pode ser encontrado no alto da página do Campus Gurupi. O aplicativo é resultado de uma parceria entre o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), por meio da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a Suíte VLibras consiste em um conjunto de ferramentas computacionais de código aberto.

registrado em: