Você está aqui: Página Inicial > Ensino > Cursos > Graduação > Tecnólogo > Gestão Pública

Gestão Pública

por Hesley Alves Quixabeira publicado 06/01/2017 17h36, última modificação 25/08/2017 16h33
Diretor-geral do Campus:  Marcelo Alves Terra
Telefones: (63) 3311-5400
E-mail: 
 
Coordenador do curso: Cássio Murilo Alves Costa
Telefones:  -
 
Duração mínima: 5 semestres (2 anos e meio)
Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios
Forma de Articulação: Superior 
Turno: Noturno
Carga Horária: 1.753,9 horas 
Número de vagas: 40
Ingresso: Anual
Minuta do Curso: Clique Aqui

Objetivos

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública tem como finalidade principal a formação de profissionais aptos a atuar na área administrativa e controle financeiro, bem como no planejamento, orçamento e auditoria no setor público, fornecendo conhecimentos necessários ao bom desempenho da profissão.

Como extensão natural dessas atividades, o curso também irá preparar profissionais para atuação em Organizações da Sociedade Civil (Terceiro Setor), especialmente nas áreas de análise de projetos e captação de recursos. Dessarte, os profissionais formados pelo Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública estarão aptos a ocupar os seguintes postos no mercado de trabalho:

  • Servidor público (carreira);
  • Assistente Administrativo;
  • Assistente legislativo;
  • Assessor parlamentar;
  • Gestor de finanças públicas;
  • Assessor Financeiro;
  • Auditor público;
  • Assessor no setor público;
  • Analista de Planejamento e Orçamento.


Perfil do egresso

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública fundamenta seu projeto pedagógico, estrutura curricular e metodologia de ensino de acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia, aprovado pela Portaria MEC n.º 413, de 11 de maio de 2016, segundo o qual o egresso tem o seguinte perfil profissional de conclusão:

Diagnostica o cenário político, econômico, social e legal na totalidade da gestão pública. Desenvolve e aplica inovações científico-tecnológicas nos processos de gestão pública. Planeja, implanta, supervisiona e avalia projetos e programas de políticas públicas voltados para o desenvolvimento local e regional. Aplica metodologias inovadoras de gestão, baseadas nos princípios da administração pública, legislação vigente, tecnologias gerenciais, aspectos ambientais e ética profissional. Planeja e implanta ações vinculadas à prestação de serviços públicos que se relacionam aos setores e segmentos dos processos de gestão. Avalia e emite parecer técnico em sua área de formação.

Além das características acima, o egresso do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública do Campus Gurupi/IFTO possuirá:

  • Senso crítico-analítico, capacidade de planejar, alta motivação para implementação das ações e criatividade adaptativa;
  • Capacidade para avaliar objetivos e alcançá-los, como parte da competência necessária para atuação no mercado que, cada vez mais, privilegia soluções diferenciadas;
  • Visão multidisciplinar;
  • Visão humanística, de forma a propiciar o empreendimento e o desenvolvimento de tecnologias sem perda dos valores humanos e sociais.


Projeto Pedagógico do Curso de Tecnólogo em Gestão Pública

PPC Gestão Pública - MARÇO de 2017

Documentos

Grade Curricular